Como expressa Martins (2002) o adjetivo pública vai muito além da caracterização de um órgão mantido pelo governo, ele incorpora a idéia de prestação de serviço público. Não aquele serviço “jogado”, “de faz de conta” que impera na mente de muitos, mas sim como este deve ser um serviço que está à disposição de todos, sem distinção e com real interesse em atender os interessados. O manifesto sobre bibliotecas públicas elaborado pela UNESCO E IFLA (1994) coloca a biblioteca pública como um centro de acesso à informação e ao conhecimento, sendo base para a educação continuada e desenvolvimento social. O manifesto estabelece as seguintes missões para a biblioteca pública:
ü #Criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância;
ü #Apoiar a educação individual e a auto-formação, assim como a educação formal a todos os níveis;
ü #Assegurar a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa;
ü #Estimular a imaginação e criatividade das crianças e dos jovens;
ü #Promover o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas;
ü #Possibilitar o acesso a todas as formas de expressão cultural das artes do espetáculo;
ü #Fomentar o diálogo inter-cultural e a diversidade cultural;
ü #Apoiar a tradição oral;
ü #Assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação da comunidade local;
ü #Proporcionar serviços de informação adequados às empresas locais, associações e grupos de interesse;
ü #Facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação e a informática;
ü #Apoiar, participar e, se necessário, criar programas e atividades de alfabetização para os diferentes grupos etários.
A biblioteca pública é, por assim dizer, uma extensão da escola, responsável por fornecer informações de interesse da comunidade que contribuam com seu desenvolvimento, ajudando na formação de opiniões próprias. Deve também investir em seu lado recreativo e privilegiar os diversos tipos de suportes, não somente o livro e desta forma atingir os diversos tipos de usuários mesmo aqueles que não saibam ler. Mas para exercer sua real função de biblioteca pública, esta necessita de incentivos financeiros e boa vontade de todos os envolvidos. O descaso com nossas bibliotecas púbicas ainda é muito latente e não precisamos ir muito longe: onde está a biblioteca pública estadual do Piauí?
Pasmem, fechada a mais de um ano!
São muitas as carências da biblioteca pública e poucas as predisposições em atendê-las.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Sociedade e biblioteconomia. São Paulo. Polis: APB, 1997. 129 p.
MARTINS, Wilson. As bibliotecas modernas. In: A palavra escrita: historia dos livros, da imprensa e da biblioteca. 3.ed. rev.São Paulo: Ática, 2002. Cap.12, p.325-328.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas. 1994. Disponível em:< http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm>. Acesso em: 30 jun 2011.
Ana Paula Lopes
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