Unesco lança Biblioteca Digital Mundial

sexta-feira, 15 de abril de 2011
Para o coordenador do projeto, Abdelaziz Abid, o mesmo tem, sobretudo caráter patrimonial, uma vez que ali não será ofertado documentos correntes 

A Biblioteca Mundial Digital é um instrumento que a Unesco acaba de oferecer gratuitamente para toda a humanidade que pode ser associado a um dos mais importantes presentes da história recente No instante em que a Biblioteca Digital Munidial reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta, se torna um dos mais valiosos instrumentos de pesquisa e difusão de conhecimento da era moderna. 

Para o coordenador do projeto, Abdelaziz Abid, o mesmo tem, sobretudo caráter patrimonial, uma vez que ali não será ofertado documentos correntes, mas tão somente os que contiverem valor de patrimônio, o que permitirá apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em diferentes idiomas: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português, completa Abid.

Entre os documentos mais antigos há alguns códigos pré-colombianos, inseridos na Biblioteca graças à contribuição do México. O leitor mais atento, poderá encontrar ainda preciosidades, tais como os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha em 1562.

Os tesouros a disposição na Biblioteca, incluem ainda o Hyakumanto darani , um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história; um relato dos Aztecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.

Fácil de navegar, a Biblioteca Digital Mundial, pode ser acessada através do endereço: www.wdl.org.

Cada jóia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteúdo e seu significado. Os documentos foram passados por scanners e incorporados no seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre elas o português. A biblioteca está disponibilizando inicialmente 1200 documentos, mas foi criada para receber um número ilimitado de textos, gravações, mapas, fotografias e ilustrações.

0 comentários:

Postar um comentário