A maior rede social do planeta está de parabéns. A 4 de Fevereiro de 2004, segundo o perfil oficial, surgia num dormitório da Universidade de Harvard o Facebook, pelas mãos de Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes.
O Facebook evoluiu de uma ideia chamada Facemash, um sistema de votação de fotografias publicado em Outubro de 2003, num processo de hacking bastante analisado no filme "The Social Network". Depois de quase ter sido expulso por causa do feito, Zuckerberg começou a trabalhar num novo código e lançou TheFacebook há exactamente sete anos atrás. O "the" seria deixado de parte em 2005, altura em que o domínio www.facebook.com foi comprado. Ainda nesse ano, o Facebook deixou de ser exclusivo de universitários com a criação, em Setembro, de uma versão para estudantes de secundário. Só no ano seguinte é que se tornaria possível entrar no Facebook sem convite.
Volvidos sete anos, Mark Zuckerberg, o criador e mentor do Facebook, já foi considerado "Homem do Ano" pela revista Time em 2010 e possui ainda 24% da sua empresa, depois de, em 2007, ter recusado vender a mesma às corporações que demonstraram interesse. Entre as pessoas com acções na rede, encontram-se figuras como Eduardo Saverin (5%), Sean Parker (criador do Napster) e, imagine-se, Bono Vox. Os lucros estimados do Facebook parecem não terminar de crescer e a rede social é avaliada em largas dezenas de bilhões de euros. Com 600 milhões de registos, mais de 1700 empregados e escritórios em doze países, o Facebook tem tudo para continuar a crescer em 2011. Para mais detalhes sobre a evolução da rede, espreite a timeline criada pela própria rede.
Esta rede revolucionou a maneira como as pessoas comunicam umas com as outras, sendo, sem sombra de dúvida, a maior rede social do planeta. O Facebook foi fundado com o intuito de "dar às pessoas o poder de partilhar e fazer do Mundo um espaço mais aberto e conectado". Mas... Continuará a funcionar sob o mesmo lema?
Parabéns, Facebook!
0 comentários:
Postar um comentário