Mais do que um guardião das palavras

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O mercado de trabalho do bibliotecário cresceu com o auxílio da tecnologia e as funções do profissional vão muito além de empréstimos e catalogação de livros.

Com o avanço das tecnologias e as mudanças de algumas configurações sociais, algumas profissões mudaram. É o caso do bibliotecário. O papel desse profissional hoje vai além dos empréstimos de livros e organização da biblioteca. O bibliotecário trabalha e lida principalmente com um produto de interesse de muitos: a informação. 
 O espaço físico da biblioteca ainda é a principal área de atuação (RAFAEL CAVALCANTE)
O espaço físico da biblioteca ainda é a principal área de atuação para quem deseja iniciar o curso de biblioteconomia, mas com o avanço das tecnologias da informação, o mercado se expandiu. O bibliotecário funciona como agente mediador entre a informação e quem a busca, de modo que o conhecimento chegue de forma rápida e completa para leitores, estudantes e profissionais.


Madalena Figueiredo, 54, é bibliotecária e está na profissão há 30 anos. Entre as atividades exercidas na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel do Estado do CE, ela destaca: “Gosto muito dessa área de pesquisa, de poder ajudar. Minha parte é essa. A pessoa vem aqui e traz um tema e eu começo a pesquisar junto com ela e elaborar os assuntos”, explica. Madalena diz que a tecnologia aliada à vivência profissional permite que ela avance nas pesquisas dos temas trazidos pelos frequentadores do local.


“Outro dia alguém queria informações sobre a Igreja Protestante no Ceará, e eu estava pesquisando outra coisa, sobre a cidade de Acopiara, mas acabei descobrindo que no final do século XIX um pastor protestante ia se radicar por lá. A partir daí já fiz o link com o assunto - Igreja protestante no Ceará-”. Madalena explica que é importante fazer o link para que a informação não se perca.

1 comentários:

Acesso Hot disse...

"O papel desse profissional hoje vai além dos empréstimos de livros e organização da biblioteca".

Acredito que podemos revolucionar mais ainda. Só q existe uma barreira em dentro de nós, porque uma coisa é ter uma ideia outra é ter atitude, conhecimento, coragem e persistência para desenvolve-lá.

Acredite o sucesso está ai.

Postar um comentário