Facebook aumenta opções de segurança nas contas de usuários

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Ao detectar atividade suspeita em uma conta, Facebook testará usuário pedindo a identificação de amigos. Foto: Reprodução


Ao detectar atividade suspeita em uma conta, Facebook testará usuário pedindo a identificação de amigos.

O Facebook anunciou nesta quarta-feira que vai ampliar as opções de segurança no acesso à rede social, com o uso opcional de conexões seguras e adoção de "testes sociais" para identificar usuários com potenciais contas comprometidas.

O uso das conexões seguras (HTTPS) passa a ser uma opção dos usuários do Facebook, como em bancos e operações de comércio eletrônico. O Facebook indica seu uso para acessar a rede de locais públicos, como cafés, aeroportos e bibliotecas. Essa opção pode ser habilitada nas configurações de conta do usuário, mas o próprio Facebook alerta que o tempo de carregamento das páginas pode ficar mais lento, e certos recursos da rede, incluindo aplicativos, não são compatíveis com a maior segurança.

A implantação das conexões seguras, diz o Facebook, será feita durante as próximas semanas. "Estamos trabalhando para resolver esses problemas, e esperamos oferecer HTTPS como padrão quando você usar o Facebook em algum momento no futuro", escreveu Alex Rice, engenheiro de segurança do Facebook, no blog oficial da companhia.

Já o uso de "testes sociais" será usado quando o Facebook detectar atividade suspeita na conta do usuário, como uma conexão em um local e poucas horas depois em outro muito distante. Para checar a identidade do usuário, o Facebook vai usar testes do tipo "captcha" (que detectam se a pessoa do outro lado é realmente humana, e não um robô) adaptado para a "autenticação social". Iremos mostrar algumas fotos dos amigos e pedir para que você diga o nome delas nessas fotos. “Hackers por todo o mundo podem saber sua senha, mas eles não sabem quem são seus amigos”, disse Rice.

0 comentários:

Postar um comentário