MUNDO.
O governo cubano apresentou esta terça-feira (14/12) a EcuRed, um portal de informação criado à imagem da enciclopédia interactiva Wikipedia, com o objectivo de «criar e socializar» conteúdos com um enfoque «descolonizador».
A EcuRed conta já com mais de 19.600 artigos que incluem referências, biografias e trabalhos académicos redigidos por colaboradores do website. Por sua vez, o portal diz estar aberto a observações, sugestões e correcções e, ainda, outras «acções interactivas» entre leitores e colaboradores.
Segundo refere a página web da enciclopédia virtual, a EcuRed nasce perante «a necessidade de divulgar conhecimento universal num domínio cubano (.cu) para ser acessível à imensa maioria de cubanos que, por causa das restrições do embargo dos Estados Unidos contra Cuba, não pode aceder à Internet».
O website explicou ainda que «devido a políticas de trabalho, existem temas que não são apropriados para a EcuRed, seja pelo conteúdo ou pela forma em que se desenvolveram», esclarecendo ainda que «não é» um dicionário, referiu a agência EFE.
O portal aporta ainda caracterizações históricas que definem o governo colombiano como «regime terrorista» e os Estados Unidos como «o império dos nossos tempos e a nação mais poderosa de todos os tempos» que se conseguiu roubar «por força os territórios e recursos naturais de outras nações e países para pô-los ao serviço das suas empresas e monopólios».
0 comentários:
Postar um comentário