O elemento de metadados Dublin Core é um padrão para descrição de recursos de informação multi-domínios. Ele provê um conjunto de convenções simples e padronizado para descrever coisas online de modo a facilitar a sua localização. Dublin Core é largamente utilizado para descrever materiais digitais tais como vídeo, som, imagem, texto e médias compostas como páginas web. Implementações do Dublin Core tipicamente fazem uso de XML e são baseados no Framework de Descrição de Recursos. O padrão Dublin Core foi definido pelo Padrão NISO Z39.85-2007.
"Background"
O nome "Dublin" do nome se refere a Dublin, Ohio, U.S., onde o o trabalho se originou de um workshop sediado em 1995 pela OCLC, um consórcio de bibliotecas que se baseia lá. O "Core" se refere ao fato de que o conjunto de elementos de metadados são uma lista básica mas espansível.
A Iniciativa de Metadados Dublin Core (Dublin Core Metadata Initiative, DCMI), é uma organização que provê um fórum aberto para o desenvolvimento de padrões online interoperáveis que suportam uma larga variedade de propósitos e modelos de negócio. As atividades do DCMI incluem grupos de trabalho consensuais, workshops e conferências globais, definição de padrões, e esforços educacionais para promover aceitação geral dos padrões e práticas de metadados.
Níveis do padrão
O padrão Dublin Core inclui dois níveis: Simples e Qualificado. O Dublin Core Simples inclui quinze elementos, o Qualificado inclui três elementos adicionais (Audiência, Proveniência e Detentor de Direitos), assim como um grupo de refinamentos de elementos (também chamados qualificadores), que refinam a semântica dos elementos de maneiras que sejam úteis na descobertas de recursos.
0 comentários:
Postar um comentário