Aplicação das Leis de Ranganathan a Web

terça-feira, 22 de junho de 2010
Olha só pessoal que interessante tem este artigo publicado em 2005 pela extralibris explicando o método  baseado nas leis de Ranganathan em relação a web e dos meios que utilizamos atualmente na informação. Quem explica esta técnica é Dr. AliReza Noruzi do Depto. de Ciência da informação, Universidade Paul Cézanne, Marselha, França com a tradução de Moreno Barros (ExtraLibris, 2005).

A World Wide Web é um sistema de Internet que distribui informação gráfica vinculada baseada no protocolo de transferência de hipertexto (HTTP – hypertext transfer protocol). A Web é o sistema global de hipertextos que disponibiliza acesso a documentos escritos em um script chamado Hypertext Markup Language (HTML), que permite que seu conteúdo seja interligado, local ou remotamente. A Web foi concebida em 1989 por Tim Berners-Lee, no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), em Genebra (Noruzi, 2004).

Vivemos tempos excitantes. A Web, cuja história remete a meros 12 anos, figurará certamente entre as mais importantes e influentes tecnologias deste novo século. A revolução da informação não apenas concede o combustível tecnológico que guia a Web, mas abastece uma demanda sem precedentes por armazenamento, organização, disseminação e acesso à informação. Se informação é o ativo do conhecimento econômico, a Web será o banco onde este ativo será investido. É um grande valor agregado da Rede que seus usuários possam acessar eletronicamente recursos online, que para qualquer pessoa não estão contidos nas tradicionais coleções em papel. A Web fornece materiais e os torna acessíveis online, para que possam ser utilizados. Essa é a real diferença entre a Web e as bibliotecas. Além do mais, webmasters constroem coleções eletrônicas não por vaidade, e sim para uso.


As Cinco Leis da Web
As ‘Cinco Leis da Web’ são inspiradas nas ‘Cinco Leis da Biblioteconomia’ que foram as sementes para toda a prática de Ranganathan. Essas leis formam a fundação para a Web, definindo suas exigências mínimas. Apesar de as leis parecerem simples em uma primeira leitura, atente para as conversações na Web e de que modo essas leis sumarizam precisamente muito daquilo em que a comunidade web acredita. Ainda que pareçam definições simples, essas leis são imensamente profundas e flexíveis. São elas:


1. Recursos web são para uso.
2. Para cada usuário, seu recurso web.
3. Para cada recurso web, seu usuário.
4. Poupe o tempo do usuário.
5. A Web é um organismo em crescimento.


Essa nova versão revista das leis de Ranganathan nos dá a base para a profissão dos bibliotecários exatamente como o original de 1931 fez. A Web existe para auxiliar seus usuários a alcançar sucesso através do fornecimento de informação em suporte com a comunidade mundial. Demandas por informação encontram-se em páginas web e documentos apropriados para usuários da Rede. Na verdade, as Cinco Leis da Web são realmente as fundações para qualquer sistema informacional de uso amigável na Rede. O que elas exigem é acesso universal como um direito da cibercidadania na era da informação.  

Mais informações : 

0 comentários:

Postar um comentário