CURSO DE BIBLIOTECONOMIA-PI PROMOVE PROJETO "EU QUERO LER"

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

   Com finalidade de cativar e fomentar o hábito de leitura das pessoas que prestam serviço de limpeza e higienização na Universidade Estadual do Piauí – UESPI, a professora efetiva do curso de Biblioteconomia, Débora Teixeira, juntamente com alunos, está promovendo o Projeto “Eu quero ler”, e o público-alvo escolhido para o trabalho são os funcionários da empresa Limpel – Campus Torquato Neto.

   “Visa-se, por meio de uma metodologia empírica e participante, envolver acadêmicos do curso de Biblioteconomia da UESPI, assim como a Biblioteca Central desta instituição, através de seus serviços e instrumentos, com o público da Limpel. Através do Projeto procura-se despertar neste público o hábito da leitura; fazer uso e útil às obras literárias pertencentes ao acervo da Biblioteca Central da UESPI, incentivar a introduzir a leitura em suas casas, possibilitar o envolvimento dos acadêmicos com projetos de leitura, contação de estórias, dramatização de clássicos e potencialização do espaço biblioteca”, explica a coordenadora.

   Fazem parte do projeto, além da Profª Débora Teixeira (autora e coordenadora), os  supervisores: o Coordenador da Biblioteca Central Aureste Lima e a bibliotecária Eliana Mendes, e como colaboradores estão envolvidos os alunos: Dirceu, Elizabete Cunha, Javânia Noleto, Luanna Nascimento, Márcia Brito, Rita de Cássia Lima e Simone Cardoso. Conta-se ainda com a consultoria da coordenadora do curso de Biblioteconomia, profª Patrícia Matos. Os demais alunos do curso tem contribuído nas visitas, na disposição de dicas e na divulgação.

   De acordo com a docente, as atividades são realizadas ao lado da quadra de esporte da UESPI, nas segundas e quartas-feira, das 15h30 às 16h30, e são disponibilizados obras da biblioteca para empréstimo domiciliar, e de acordo com a programação do projeto, faz-se a apresentação de outras atividades. Na última segunda, 30, as alunas Simone Cardoso e Luanna Nascimento (7º bloco de biblioteconomia), em parceria com a bibliotecária Eliana Mendes interagiram com os participantes do projeto por meio de contação de estória.

   “Acreditamos que este projeto, embora pequeno e tímido, tem contribuído com o fomento da leitura, inclusive nos lares do público envolvido, e tem permito que muitos daqueles que não frequentam bibliotecas tenham acesso a este instrumento tão rico em informação e potencializador de imaginação e compreensão”, conclui Débora Teixeira.

Fonte: Assessoria de Comunicação - UESPI

0 comentários:

Postar um comentário